Projecto FITE

Projecto Feedback, Identidade e Trajectórias Escolares: Dinâmicas e Consequências

O objectivo do projecto é procurar compreender a dinâmica e as consequências da natureza do feedback dos professores no desenvolvimento da identidade dos alunos e nas suas trajectórias escolares.

A investigação educacional tem contribuído no tecer de explicações sobre como os contextos educativos se manifestam nos resultados escolares dos alunos. Concretamente: a) na procura de evidências para clarificar o porquê dos alunos desinvestirem ou abandonarem a escola; b) no revelar de como as práticas do professor têm consequências na identidade dos alunos; c) no mostrar como a retenção escolar tem um impacto na trajectória escolar dos alunos e d) no expor da associação entre a natureza do feedback dos professores e o comprometimento dos alunos na escola. Mas estas evidências empíricas têm surgido na literatura de uma forma isolada. A sua integração num único modelo permitiria que na formação de professores (no inicio e na formação continuada) houvesse uma sensibilização em práticas lectivas, tais como o feedback regulador das aprendizagens, que a)dependem do trabalho desenvolvido pelo professor na sala de aula e, por isso, estão sobre o seu controle e b)as suas consequências educacionais mensuráveis. Além disso, a combinação desses factores irá preencher uma lacuna teórica.

Especificamente, as principais questões de orientação neste projecto são:

a) Como é que a natureza do feedback do professor influencia a construção da identidade dos alunos e o seu comprometimento com a escola?

b) Em que medida essas variáveis (natureza do feedback do professor, identidade do aluno) influenciam as trajectórias escolares, que podem ser marcadas pelo sucesso, ou por insatisfação com a escola, o insucesso escolar e, finalmente, pela saída precoce da escola?

Assim, o objectivo principal do projecto é, por um lado, compreender a relação entre a natureza do feedback do professor e a identidade do aluno e, por outro lado, com o comprometimento do aluno na escola. Um segundo objectivo fundamental do projecto é desenvolver oficinas de formação para professores que envolvem tanto a acção como a reflexão, como forma de promover o desenvolvimento profissional. Um último objectivo do projecto é a criação de novas linhas de investigação a serem desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação.

No primeiro ano do projecto, a equipa vai estudar a relação entre a percepção do aluno sobre o feedback do professor, a identidade do aluno, e o comprometimento do aluno com a escola, a fim de construir um modelo que permita compreender como é que a natureza do feedback do professor influencia o desenvolvimento da identidade e as trajectórias escolares dos alunos. Usando o modelo de Hattie & Timperlay (2007), bem como os resultados de investigações anteriores da equipa do projecto.

A primeira tarefa será a melhoria e a validação dos instrumentos usados em alguns dos estudos anteriores. No primeiro ano, utiliza-se uma abordagem de cluster para a construção de uma amostra nacional com cerca de 2000 estudantes. O segundo ano do estudo, a fase de intervenção, consistirá na construção de materiais diversos, bem como no desenvolvimento e implementação de oficinas de formação. Os materiais referidos serão baseados nos resultados do primeiro ano e em alguns recursos desenvolvidos em instituições internacionais ligadas à formação de professores. O foco dos materiais será sobre tipos de feedback e as consequências destes. Os materiais serão utilizados em oficinas de formação para professores cujo objectivo principal (por meio de metodologias de reflexão-acção) é a facilitação do desenvolvimento de competências do professor na área de feedback construtivo. Os participantes (Nt = 10) serão professores que estão a frequentar cursos de pós-graduação na instituição proponente.

Finalmente, no terceiro ano, avalia-se os efeitos da oficina de formação nos alunos dos professores envolvidos no projecto (Nse = 200). A percepção do aluno acerca do feedback do professor, a identidade do aluno, o comprometimento do aluno com a escola, as trajectórias dos alunos e as intenções futuras em relação à vida académica serão igualmente avaliadas. O desenho quasi-experimental vai recorrer a um pré-teste e pós-teste com grupo controle. Concretamente em dois momentos: a) no início do ano escolar (quando os alunos ainda não foram expostos a uma prática do professor onde a natureza do feedback é enfatizado) e b) no final do ano lectivo. Alunos pertencentes a um grupo de controle (Nsc = 200), cujos professores não estão envolvidos nas oficinas, serão comparados aos alunos da intervenção.

Além disso, vamos aplicar questionários e fazer entrevistas com os professores envolvidos nas oficinas de formação, a fim de promover a auto-reflexão sobre o impacto das suas práticas no comprometimento dos alunos. Os materiais utilizados nas oficinas de formação serão editados para a divulgação e utilizados em cursos de pós-graduação. Os resultados do projecto serão divulgados à comunidade.